Reserva online de táxi é realidade na Rodoviária Porto Alegre

Passageiro pode reservar corrida de táxi.

Passageiro pode reservar corrida de táxi.

Reservar os bilhetes antes de ir ao terminal rodoviário já não é mais uma peculiaridade oferecida pelo serviço aéreo e rodoviário. Na Rodoviária Porto Alegre, quem pretende pegar um táxi para chegar ao destino desejado também poderá pagar a corrida antecipadamente, graças a um programa de computador criado pela coordenação de Tecnologia da Informação da EPTC. O novo recurso tecnológico garante a reserva do serviço antes de entrar no táxi, em pagamentos com dinheiro e cartões de crédito ou débito. Após efetuar o pagamento, o usuário recebe uma via contendo informações sobre a corrida, além de contatos do taxista e de órgãos competentes. Além da comodidade, o principal objetivo do programa é assegurar preços regulares a passageiros que irão recorrer ao serviço.

O sistema calcula o preço compatível com a corrida e dá ao taxista o trajeto mais rápido e seguro, para que não haja má intenção na hora de contabilizar a corrida. Só na capital gaúcha, mais de 3,5 mil profissionais vivem com o dinheiro obtido atrás do volante. Além do terminal rodoviário POA, o Aeroporto Internacional Salgado Filho também oferecerá taxistas integrados neste recurso. Hoje em dia, 382 táxis ocupam a rodoviária da cidade, enquanto 210 estão trabalhando no aeroporto. Somando os dois locais, 592 táxis já aderiram o pagamento antecipado. É preciso indicar o número de bagagens a ser transportado e o horário de saída, como definição da bandeira do táxi.

Com todas as informações compartilhadas, o sistema da EPTC traça a melhor rota e indica o valor da corrida. O lado negativo dessa modernidade é a taxa adicional de serviço, que deixa o valor da corrida 10% mais cara. Mesmo assim, programar a rota sem correr o risco de ser enganado compensa o valor adicional em cada paga. O software da EPTC emite três vias, com todas as informações da corrida de táxi. É o balconista quem indica o motorista de táxi para realizar a linha de forma segura e confortável. O método novo define a rota exata de localização, calculando ponto a ponto, diferente do valor fixo, proposto anteriormente por uma tabela.